A EMPRESA

A FIPAI, Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial, com sede em São Carlos – SP, foi constituída em 26 de março de 1976, na sala anexa à Diretoria da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, sendo diretor o Professor Titular Romeu Corsini, que presidiu a Assembléia constituída e secretariada por Amaro José Thomé, assessor jurídico do Instituto de Pesquisa e Aperfeiçoamento Industrial. Presente à reunião docentes da EESC e representantes das industrias instaladas em São Carlos na época.

Os objetivos estatutários da Fundação são:

a. Colaborar, pelos meios adequados, com os Institutos Educacionais, com as Universidades e com as Instituições Públicas e Privadas, em programas de desenvolvimento tecnológico a serem estabelecidos em colaboração com o Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo.

b. Promover cursos, simpósios e estudos para a melhoria do ensino superior;

c. Promover a divulgação de conhecimentos tecnológicos e a edição de publicações técnicas e científicas;

d. Instituir bolsas de estudo, estágios, auxílios e assistência que possam contribuir para a consecução dos demais objetivos da Fundação, desde que assim o permitam os seus recursos, cumpridos os requisitos regimentais;

e. Prestar serviços ligados às atividades didáticas, de pesquisa e administrativas das unidades do Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo.

Na consecução dos objetivos citados, a Fundação não visará a obtenção de lucros. Os cargos de diretores são exercidos sem remuneração.

Nesses anos todos a FIPAI vem realizando as atividades de apoio ao desenvolvimento industrial, por meio de convênios entre a Fundação, Empresas e a Escola de Engenharia de São Carlos e as demais Instituições de Ensino Superior instaladas no Campus USP de São Carlos. Outras Instituições de Ensino Superior e Centros de Tecnologia também têm utilizado os préstimos da FIPAI para convênios de desenvolvimento de pesquisas nas suas áreas de atuação.

Convênios para a realização de pesquisas têm sido implementados com a Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, além de outros órgãos governamentais de fomento à pesquisa.

A equipe administrativa da Fundação adquiriu experiência para o gerenciamento da parte contábil, aquisição de equipamentos nos mercados nacional e internacional, prestação de contas e na realização de eventos científicos. O gerenciamento do desenvolvimento da pesquisa científica fica sob responsabilidade do docente e equipe vinculados ao projeto que tem contrato com a Fundação que, por sua vez, tem contrato com o pesquisador e sua equipe.

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