A
FIPAI,
Fundação para o Incremento da Pesquisa e do Aperfeiçoamento Industrial, com sede
em São Carlos – SP, foi constituída em 26 de março de 1976, na sala anexa
à Diretoria da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo,
sendo diretor o Professor Titular Romeu Corsini, que presidiu a Assembléia constituída
e secretariada por Amaro José Thomé, assessor jurídico do
Instituto de Pesquisa e Aperfeiçoamento Industrial. Presente à reunião
docentes da EESC e representantes das industrias instaladas em São Carlos na época.
Os objetivos estatutários da Fundação são:
a. Colaborar, pelos meios adequados, com os Institutos
Educacionais, com as Universidades e com as Instituições Públicas e Privadas,
em programas de desenvolvimento tecnológico a serem estabelecidos em colaboração
com o Campus de São Carlos da Universidade de São Paulo.
b. Promover cursos, simpósios e estudos para a melhoria do
ensino superior;
c. Promover a divulgação de conhecimentos tecnológicos e a
edição de publicações técnicas e científicas;
d. Instituir bolsas de estudo, estágios, auxílios e assistência
que possam contribuir para a consecução dos demais objetivos da Fundação,
desde que assim o permitam os seus recursos, cumpridos os requisitos
regimentais;
e.
Prestar serviços ligados às atividades didáticas, de pesquisa e
administrativas das unidades do Campus de São Carlos da Universidade de São
Paulo.
Na consecução dos objetivos citados, a Fundação
não visará a obtenção de lucros. Os cargos de diretores são exercidos sem
remuneração.
Nesses anos todos a FIPAI vem realizando as atividades de apoio ao
desenvolvimento industrial, por meio de convênios entre a Fundação, Empresas
e a Escola de Engenharia de São Carlos e as demais Instituições de Ensino
Superior instaladas no Campus USP de São Carlos. Outras Instituições de
Ensino Superior e Centros de Tecnologia também têm utilizado os préstimos da
FIPAI para convênios de desenvolvimento de pesquisas nas suas áreas de atuação.
Convênios para a realização de pesquisas têm
sido implementados com a Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e com o
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, além
de outros órgãos governamentais de fomento à pesquisa.
A equipe administrativa da Fundação adquiriu experiência para o gerenciamento
da parte contábil, aquisição de equipamentos nos mercados nacional e
internacional, prestação de contas e na realização de eventos científicos.
O gerenciamento do desenvolvimento da pesquisa científica fica sob
responsabilidade do docente e equipe vinculados ao projeto que tem contrato com
a Fundação que, por sua vez, tem contrato com o pesquisador e sua equipe.